Candidíase

A infecção é causada por um fungo (na maioria das vezes, a Candida albicans) e deixa a área afetada inflamada. Apesar de geralmente atingir a região genital feminina, não é transmitida exclusivamente por relações sexuais, mas por qualquer tipo de contato. "Ela nem é considerada uma DST. O fungo é oportunista e o desenvolvimento depende das condições de defesa do hospedeiro. Ele pode inclusive habitar o trato digestivo, principalmente o intestino, e contaminar a área genital, que tem calor e umidade e é o ambiente ideal para que o fungo se prolifere quando a imunidade está baixa", afirma o ginecologista Edílson Ogeda, do Hospital Samaritano de São Paulo. A boca também é um dos locais onde a doença se manifesta. “É o sapinho que surge nos bebês”, afirma Ogeda.

O sintoma mais comum da doença é a coceira, mas é importante ficar atento também para o ardor vulvovaginal e o inchaço da região. "Há ainda um corrimento esbranquiçado, grumoso e inodoro, com aspecto de leite talhado", diz o ginecologista especializado em reprodução humana Marcello Valle, da Clínica Origen, no Rio de Janeiro. Outra consequência incômoda é a dor durante as relações sexuais e ao urinar. Para passar bem longe da candidíase, a principal dica dos ginecologistas é usar somente roupas íntimas de algodão. Isso porque outros tecidos podem manter a região vaginal úmida e quente, facilitando o desenvolvimento dos fungos. Por isso, também é recomendado dormir sem calcinha, não usar absorvente íntimo diário e evitar roupas muito justas. Durante o banho, lave a região apenas com sabonete de pH neutro. "É importante ainda identificar fatores predisponentes, como pílulas com grande concentração de estrogênio e diabetes descompensado", completa Valle.

Tratamento

Recomendamos iniciar o tratamento com 10 ml de MesoSilver®, tomar 10 ml por dia de manhã e em jejum. Aguardar 20 minutos antes de se alimentar.

Casos de candidíases mais graves devem ter a dose dobrada após a primeira semana. Ou seja, tomar 10 ml de 12 em 12 horas, sempre em jejum e aguardar 20 minutos antes de se alimentar.

A quantidade necessária de frascos para o tratamento varia muito devido à condição de cada pessoa. O ideal é adquirir um frasco de 250 ml e fazer uma experiência pra ver se funciona pra você. Após este frasco, o tratamento deve continuar até que a condição cesse.

Outras Patologias