MesoSilver™ é o resultado de um trabalho de anos e milhares de horas em pesquisas e desenvolvimento conduzido pelos cientistas do Laboratório de Ciência Coloidal (Colloidal Science Laboratory, Inc.). em Nova Jersey, Estados Unidos. Purest Colloids, Inc. é o fabricante exclusivo de MesoSilver™ no mundo. O produto resultante deste trabalho é uma prata coloidal de qualidade inigualável.

Comparado a outros produtos coloidais produzidos por outros métodos, Mesocolóides tem a mais alta superfície de área da partícula por conta do minúsculo tamanho das partículas e uma altíssima concentração de partículas. Veja Comparativos para exemplos. Mesocolóides são caracterizados pelo minúsculo tamanho das mesopartículas que constituem os colóides e a altíssima concentração de partículas versus íons.

Mesoprocesso é a marca registrada de um avançado processo de produção de colóides desenvolvido pelos cientistas do "Colloidal Science Laboratory, Inc." (Laboratório de Ciência Coloidal). Através do Mesoprocesso é possível produzir praticamente qualquer metal coloidal, incluindo os do grupo de platino. Colóides metálicos produzidos através do Mesoprocesso são chamados de Mesocolóides.

Colóides produzidos através deste processo patenteado é feito com metais extremamente puros (0.9999 de pureza). Apesar de o processo de transformação destes metais em nanopartículas sub-atômicas ser secreto (protegido pela patente), o conceito é simples. O metal é primeiramente processado em uma forma contendo seus átomos individuais. Este átomos são então condensados em partículas contendo nove átomos cada. No caso específico da prata, este processo produz partículas que tem apenas 0.65 nanômetro em diâmetro, isto significa que são apenas pouco maiores que um átomo de prata (0.28 nm de diâmetro). Estas partículas sub-atômicas de metais são uniformemente dispersas em água ultra pura, destilada e deionizada, sem a presença de qualquer tipo de mineral que pudesse interferir na qualidade da suspensão coloidal. As partículas continuam em suspensão na água indefinidamente devido a uma pequena carga negativa aplicada a cada partícula chamada potencial zeta. O potencial zeta produz uma repulsão mútua das partículas que as mantém uniformemente separadas na água.

Não existe elementos químicos, proteínas ou qualquer outro aditivo usados nos mesocolóides, somente puro metal e pura água.

Mesopartículas são definidas como partículas que sao maiores que um átomo e muito menores do que partículas convencionais de outros produtos.
O tamanho das mesopartículas:

* de menos de 1 nanômetro a 10 nanômetro em diâmetro

* normalmente composta de 5 – 30.000 átomos por partícula

Um nanômetro é um biolionésimo de um metro.

O diâmetro de um cabelo humano é 73.000 nanômetros.

O tamanho real das partículas de MesoSilver™ tem um diâmetro de 0.65 nanômetro. Comparado com o tamanho das partículas encontradas em outros produtos disponíveis comercialmente, mesopartículas são extremamente pequenas e quanto menor as partículas, maior sua eficácia.

No mundo dos colóides, a área de superfície das partículas é uma propriedade da prata colóidal que determina diretamente a habilidade de um colóide em reagir com o meio. Portanto, a eficácia da prata colóidal está intimamente ligada com a sua área de superfície das partículas. Quanto maior a área das partículas maior a eficácia da prata coloidal.

A área das partículas é definidada como o total da superfície da área em centímetros quadrados (cm²) de todas as partículas em um mililitro (ml) de colóide. Na química a habilidade de uma substância de interagir com outras substâncias num meio é predicada pela área das substâncias, a reação aumenta com o aumento da área.
Biodisponibilidade

A biodisponibilidade da prata coloidal expressa a habilidade dos colóides de prata de chegar na corrente sanguínea intacta. Nanopartículas de prata são o que chegam até a corrente sanguínea e proporcionam uma alta biodisponibilidade. Produtos de Prata Iônica tem baixíssima biodisponibilidade porque os íons de prata não conseguem chegar intactos na corrente sanguínea porque eles se combinam com o cloreto do corpo formando cloreto de prata, um tipo de sal insolúvel.

É a combinação de nanopartículas de prata e a alta concentração de partículas que produz uma alta área de partícula e biodisponibilidade que proporciona a máxima eficácia de uma prata coloidal. O único produto oferecendo esta poderosa combinação é MesoSilver™.

Tomando a prata oralmente, os colóides de prata entram pelo estômago e chegam ao intestino. A maior absorção das partículas de prata são feitas no intestino. As partículas de prata caem na corrente sanguínea, aonde circulam pelo corpo todo. Como as partículas de prata são usadas apenas como catalizadoras, eventualmente elas são removidas pelo fígado e são eliminadas pelo corpo. Por conta disso, MesoSilver™ jamais poderia causar Argiria, pois a verdadeira prata coloidal não se acumula no corpo.